Hidrocerâmica promete eliminar ventilador e ar condicionado
- rfprojetos11
- 15 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
Em busca pelo conforto térmico nas edificações, estudantes do Instituto de Arquitetura Avançada de Catalunha (IAAC) na Espanha, trabalham em cima da hidrocerâmica.

A hidrocerâmica é um sistema a base de hidrogéis que promete aquecer o ambiente no inverno e refrescá-lo no calor, dando adeus ao ventilador, ar condicionado e aquecedor.
Os hidrogéis são substâncias que crescem cerca de 500 vezes seu próprio tamanho na presença de água. Quando está frio e chovendo, eles aumentam de tamanho e atuam como isolante térmico. E quando faz calor, a água do material evapora lentamente, refrescando os ambientes com quedas de temperaturas de 5º a 6ºC, de acordo com os inventores.
O princípio ativo do hidrogel se assemelha ao do corpo humano, que reage ao calor intenso através da produção de suor, cuja função é refrigerar o organismo. Como podemos observar, a hidrocerâmica é um material “inteligente”, pois responde automaticamente às mudanças das condições climáticas sem interferência externa.

Todo o estudo consiste em uma placa que junta o hidrogel a estruturas de cerâmica e tecido. Várias dessas placas formarão a parede do ambiente a ser climatizado.
A hidrocerâmica será de baixo custo, pois de acordo com os desenvolvedores todos os materiais envolvidos no processo são baratos e acessíveis e de alta praticidade. As hidrocerâmicas ainda estão em fase de testes, já que sua criação ocorreu em 2014, por isso não é possível atualmente informar suas características técnicas básicas, como: conforto acústico, peso, resistência mecânica, durabilidade, lavabilidade, etc. Mas desde já a grande vantagem inerente ao produto é a economia que o usuário fará na sua conta de luz, algo em torno de 28%, já que ar condicionados e ventiladores serão dispensados.
Fonte: Universo Jatoba
Comments